terça-feira, 14 de setembro de 2010

Chocolate & Vinho

Os benefícios a saúde com o consumo moderado do vinho já são amplamente propagados. Agora os benefícios dos chocolates amargos começam a ganhar forças. Além dos flavonóides que atuam como antioxidantes, o cacau presente nos chocolates contém alcalóides como a Teobromina e a Feniltilamina que estão ligados a elevação dos níveis de serotonina do cérebro, ou seja com efeitos antidepressivos e estimulantes, elas contribuem para a sensação de bem estar. Não faltam bons motivos para consumir mais vinhos e mais chocolates.
Os chocolates amargos são os mais fáceis de harmonizar com vinhos, pois possuem mais cacau e menos gordura na sua composição. Vão bem com vinhos de sobremesa e fortificados, denominação dada devida a adição de alcool em algum momento da fermentação.
Os chocolates meio amargos fazem um casamento exelente com o Pinot Noir, que é um vinho de grande versatilidade graças a seus taninos macios e sua acidez.
Os chocolates ao leite são os mais difíceis de harmonizar, porém não impissível, basta considerar a quantidade de gordura, amargor e doçura. Prefira vinhos feitos com Petit Verdot, uma uva típica da região de Bordox na França. O amargor que vem da fruta é um bom contraponto para a oleosidade do chocolate ao leite.
Os chocolates com gianduia possuem ingredientes de forte presença e sabor, também pedem uma bebida encorpada, doce e bastante alcoolica, assim como os vinhos de sobremesa e os fortificados.
Agora é só escolher o chocolate que mais aprecie e degustar com um bom vinho.
Bon Appétit

Nenhum comentário:

Postar um comentário