quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Produção de Natal

Como acontece em todos os anos a correria do natal é algo inexplicável, horas de produção e de dedicação em nossa loja. Dias e noites virados para que possamos atender a todos os pedidos com maior rapidez e eficiência. Essa foto representa uma virada de 9 horas de trabalho, onde funcionárias e chocolatiers passaram horas para fazer nosso novo produto, lançamento do Natal 2010. Panetones decorados. Em meio a muita risada e muito cansaço está aí o resultado. Daqui para frente 9 horas vai ser muito pouco precisamos estar preparadas para o que der e vier ...

domingo, 19 de setembro de 2010

Sorelle Puccini na Veja Comer e Beber 2010



Pelo quarto ano consecutivo fomos citadas na Revista Veja Comer e Beber 2010, nas comidinhas. Este ano as jornalistas deram ênfase no bom atendimento de nossas funcionárias e na ampliação que a chocolateria teve no início deste ano, passando a ter no local um charmoso bistrô.
Agradecemos a atenção da equipe de jornalistas da Revista Veja.
E esperamos que nossos clientes continuem nos prestigiando como o fazem desde outubro de 2005 quando começamos com nossa chocolateria, nossa equipe estará como é de costume dando atenção a cada um de nossos clientes, seja na hora de tirar um expresso, seja esclarecendo dúvidas com relação aos chocolates ou ajudando na escolha do cardápio, pois é com muito carinho que nos dedicamos a Sorelle Puccini.







Resenha por Helena Galante:
Atenciosas, as atendentes tiram um bom expresso Octavio para acompanhar o pão de mel coberto com chocolate meio amargo e pedaços de macadâmia. À base de chocolate belga, bombons recheados de gianduia, cardamomo e mel. Em março, a loja passou por uma ampliação e passou a servir saladas, quiches e sanduíches na hora do almoço.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Primavera

Com a aproximação da primavera nosso atelier de chocolates esta a todo vapor para preparar delícias com a cara da estação mais romântica do ano.
São bombons recheados de mel, geléias de rosas, geléias de jasmim, ganaches de flor de hibisco, ganaches de flor de laranjeira... sem contar com a nossa linha tradicional que fazem sucesso durante as quatro estações....
Agora é só esperar para se lambusar de flores e chocolates...


Chocolate & Vinho

Os benefícios a saúde com o consumo moderado do vinho já são amplamente propagados. Agora os benefícios dos chocolates amargos começam a ganhar forças. Além dos flavonóides que atuam como antioxidantes, o cacau presente nos chocolates contém alcalóides como a Teobromina e a Feniltilamina que estão ligados a elevação dos níveis de serotonina do cérebro, ou seja com efeitos antidepressivos e estimulantes, elas contribuem para a sensação de bem estar. Não faltam bons motivos para consumir mais vinhos e mais chocolates.
Os chocolates amargos são os mais fáceis de harmonizar com vinhos, pois possuem mais cacau e menos gordura na sua composição. Vão bem com vinhos de sobremesa e fortificados, denominação dada devida a adição de alcool em algum momento da fermentação.
Os chocolates meio amargos fazem um casamento exelente com o Pinot Noir, que é um vinho de grande versatilidade graças a seus taninos macios e sua acidez.
Os chocolates ao leite são os mais difíceis de harmonizar, porém não impissível, basta considerar a quantidade de gordura, amargor e doçura. Prefira vinhos feitos com Petit Verdot, uma uva típica da região de Bordox na França. O amargor que vem da fruta é um bom contraponto para a oleosidade do chocolate ao leite.
Os chocolates com gianduia possuem ingredientes de forte presença e sabor, também pedem uma bebida encorpada, doce e bastante alcoolica, assim como os vinhos de sobremesa e os fortificados.
Agora é só escolher o chocolate que mais aprecie e degustar com um bom vinho.
Bon Appétit

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Explicando Sorelle Puccini

A imagem das "menininhas" como chamamos,  esta na fachada de nossa loja e também em caixas e sacolas da chocolateria. Os clientes sempre se encantam com o desenho e muitos dizem que essa imagem os remetem a suas infâncias e nos perguntam como surgiu esse desenho. O nome que esta no alto do desenho "Sorelle Puccini" é o nome de nossa loja. Sorelle em italiano significa irmãs e Puccini é o nosso sobrenome paterno,  com origem nos antepassados que viviam na cidade de Lucca na Itália. Somos quatro "sorelle" e estamos cada uma representadas por uma das menininhas, as duas do lado esquerdo são as sorelle chocolatiers, a sentada do lado direito é a sorella administradora e a neném no chão acreditem é a sorella nutricionista...O tempo passa até para uma bambina sorella.

Viagem ao Velho Mundo do Chocolate

Em outubro de 2009 fizemos uma fantástica viagem onde o chocolate foi o tema de todas as nossas paradas. Para as pessoas que estão de viagem marcada para a Europa e como nós amam chocolate separamos alguns endereços que são simplesmente irresistíveis. Para aqueles que possuem tempo e dinheiro para investir em cursos  a Le Cordon Bleu http://www.lcbparis.com/   8, Rue Delhomme, 15 ème,  escola tradicionalíssima que dispensa comentários, oferece cursos de curta duração que são ideais para turistas, mas se o intuito da viagem é ser um passeio rápido e com custos baixos temos boas dicas no universo do chocolate e vamos começar por Paris.

Esta loja é um sonho, fundada em 1814 é o paraiso de chocolatiers, tem de tudo para a confecção de bombons e sobremesas, e no seu interior tem uma ótima livraria. http://www.mora.fr/ 13, Rue Montmartre, 2 ème. A Rue Montmartre tem inúmeras lojas que vende artigos de cozinha, outras duas boas opções de compras é a loja A.Simon http://www.simon-a.com/ 48-52 Rue Montmartre, 2 ème que tem produtos diferenciados e  La Bovida http://www.labovida.com/  36 Rue Montmartre, 2 ème que vende produtos para profissionais e amadores.


O elixir dos Deuses ganha status de jóia na montagens de sobremesas e bombons em chocolaterias que são verdadeiras boutiques de chocolate. A minha loja predileta é a de Pierre Hermé, sua loja é minúscula porém a variedade de sobremesas é inacreditável, o difícil é escolher dentre tantas opções maravilhosas, http://www.pierreherme.com/ 72, Rue Bonaparte, 6 ème, outra chocolateria imperdível é a Jean Paul Hévin http://www.jphevin.com/ 3, Rue Vavin, 8 ème.  La Maison du Chocolat http://www.lamaisonduchocolat.com/  52, Rue François, 1 er é um lugar que qualquer chocólatra enlouquece...


Todos os anos no mês de outubro acontece em Paris uma feira voltada para os chocolatiers. Nessa imensa exposição os visitantes conhecem novas técnicas, equipamentos, matéria prima e a tendência que como na moda também se atualiza de estação a estação. Dá para fazer o credenciamento pela internet, então é melhor viajar levando a credencial pronta, assim não é perdido tempo de feira. Nossa dica para visitar essa exposição é: muito tempo livre e um sapato muito confortável.


No Salon du Chocolat acontece também um concurso de esculturas de chocolates, são peças incríveis, montadas em curto espaço de tempo, onde a organização da bancada e as ferramentas dos chocolatiers impressionam. A escultura que mais nos fascinou é esta acima, mas acho que "secamos" a obra, pois faltando pouco tempo para a finallização a silueta de chocolate simplesmente despencou da base voando pedaços de chocolate para todo lado. O chocolatier embora visivelmente abalado começou a retirar peças reservas de caixas de isopor e usou o tempo que lhe restou para montar novamente sua peça da melhor maneira possível.... Mesmo com algumas partes faltantes sua obra ficou linda e ele mostrou que na adversidade ainda é possível ter esperança.


Não mais em Paris e sim em Djon fomos ao depósito da empresa Déco Relief  que é um imenso galpão com tudo que alguém possa imaginar para a confecção de chocolates, tem formas, ferramentas, silicones, corantes... Eles não atendem no galpão mas conversamos com os diretores na feira e eles nos autorizaram a conhecermos o galpão, para a nossa surpresa encontramos o "Manu" um funcionário português que nos ajudou muito. Conhecer esse galpão foi incrível...


Outro país interessante para conhecer chocolates é a Belgica, que recebe o crédito de ter o melhor chocolate do mundo. Na lindíssima cidade de Bruges você irá conhecer o Choco-Story - The Chocolate Museum http://www.choco-story.be/ , Wijnzakstraatz 8000 Bruges, um charmoso prédio do século 15 onde podemos observar os equipamentos que eram usados antigamente na confecção de chocolates e também fazer uma aula demonstração com as técnicas mais modernas no uso do chocolate nos  dias de hoje.
Em bruxelas nossa dica é conhecer a loja planete chocolat http://www.planetechcolat.be/,  Rue du Lombard 24 - 1000  Bruxelas, é uma loja museu atelier, o visitante pode agendar uma aula em grupo ou particular e receber algumas dicas para a elaboração de bombons, conhece toda a trajetória do chocolate desde a antiguidade e no final da aula experimente os chocolates que foram produzidos durante a aula, existe uma loja na parte da frante onde é possível comprar além dos chocolates também livros que abordam esse tema.
Uma loja também incrível a ser visitada é a do chocolatier Pierre Marcolini  http://www.marcolini.be/,  Rue des Minimes, 1  Place du Grand Sablon, 1000, os ganaches dele são inusitados e com sabor delicioso. Pierre Marcolini como Pierre Herme são nossa inspiração na elaboração de nossos chocolates.